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sábado, 13 de abril de 2013

O PAPEL DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


          A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1992, p. 14).

       Além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, pode ser usada para proporcionar uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito calmante após períodos de atividade física e reduzindo a tensão em momentos de avaliação, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de diversos eixos na educação infantil.

        Gainza (1988) afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos profiláticos, nos seguintes aspectos:
Físico: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões devidas à instabilidade emocional e fadiga;
Psíquico: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro;
Mental: proporcionando situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organização e compreensão.

          
AS MÚSICAS QUE COSTUMAMOS OUVIR

O trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. Conforme Barreto (2000, p.45):



Aprecia-se em especial as músicas: oito anos, fico assimsem você e ciranda da bailarina

A música preferida deste é o lindo balão azul

Especialmente neste mês de abril em homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato 

As músicas preferidas: os dedinhos, o trem de ferro,;Piuí,piuí,piuí; o palhacinho e se você está contente







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