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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Destaque da 1ª semana de aula na Educação Infantil

           Trabalhar com a Educação Infantil: uma fase de intensas descobertas, mas que também pode apresentar dificuldades no meio do caminho.Estou me preparando para ajudar os alunos a superar seus limites.Sei que cada criança tem seu ritmo por isso quero e devo muito respeitá-lo.Pressionar atrapalha o desenvolvimento deles e o processo de aquisição do conhecimento tem que ser produtivo mas também prazeroso.
          Pretendo muito contribuir para estimular o hábito de leitura e, assim, formar cidadãos mais preparados e conscientes e vejo na Educação Infantil um ótimo começo.
 "ANTES DE ENSINAR A LER,É PRECISO ENSINAR A GOSTAR DE LER."



                         Exposição do material de leitura propícia momentos espontâneos como estes.
                        Momento da história contada pela educadora: "A nuvenzinha triste" intencionalmente trabalha-se a autoestima da criança.
                                  Desenho "livre"  proposta de releitura da história contada pela educadora

Mural de balões: As crianças desenham carinhas felizes de um lado do outro a educadora escreve o nome delas e amarra os balões no varal. Depois as crianças deverão encontrar seu balão se necessário com ajuda dos próprios colegas. Surpreendentemente elas encontram. Se divertiram com a dinâmica.

 A intenção é propiciar momentos de leitura ainda que não saibam ler convencionalmente.


Roda de conversa deve ser um prática nas aulas de Educação Infantil



                                               É maravilhoso deparar com esta cena: Enquanto a mamãe não vem ainda dá tempo pra "ler".
É bem isso!
Sessão de vídeo: Apresentação da turma da Mônica e do seu criador Maurício de Souza. Antes de tudo uma roda de conversa sobre os conhecimentos prévios deles sobre o assunto.Bem interessante.



Explorando o assunto da roda de conversa e da sessão de vídeo



                               Atividade com a letra inicial do nome das crianças

Recreação trabalhando os conceitos (dentro/fora, alto/baixo)



"Serei-gauche-na-vida!" E com clareza das coisas volto a te dizer que o teu reconhecimento é inigualável Robson Veiga e de suma importância aos profissionais que pretendem fazer a diferença na educação.


TAL BLOG SE REFERE AOS MEUS DEVANEIOS EM RELAÇÃO À ARTE, À CULTURA, À LEITURA, À EDUCAÇÃO... SÃO TEXTOS POSTADOS AQUI E DEPOIS EXIBIDOS NO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ DE GOIÂNIA... Prof ROBSON VEIGA

DOMINGO, 24 DE FEVEREIRO DE 2013

Vai, menina, ser-gauche-na-vida!




Vai, menina, ser-gauche-na-vida!



Numa tarde dessas, em que a chuva pede pra cair, mas o sol soberanamente lhe ordena a ficar, deixe-me deleitar nas curtas linhas do pequeno livro Oficina de leitura, da pesquisadora, tradutora e crítica literária Rosemary Arrojo, adepta fiel da consagrada concepção denominada de "Desconstrução", surgida ainda na década de 1960, através da pena do francês Jacques Derrida.

Ao me deparar com a entrada do capítulo 6, denominado de “Exercícios de tradução”, me detive longamente na releitura dos versos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade – Poema de sete faces, numa análise minuciosa, apresentada por Arrojo, ao comparar o texto original com a tradução em língua inglesa, da poetisa norte-americana Elizabeth Bishop – Seven-sided poem, após, é claro, o ato de leitura e interpretação da própria Rosemary Arrojo, estabelecendo assim, as diferenças de significado que a mesma fizera da leitura do original em referência à leitura sugerida pelo texto traduzido.

Até aí, tudo bem, deu pra perceber que o processo de tradução de um texto poético, seguindo a linha da corrente contestadora, se origina após o processo de leitura e interpretação, numa perspectiva que delineia o leitor como coprodutor de significados, pois, segundo Arrojo, “ler um poema significa aceitar um convite implícito à criação”, cujo texto, por não ser pronto e acabado,  é uma obra aberta aos olhos do receptor.



De repente, entre o original, produzido por Drummond, o trabalho de leitura e interpretação de Arrojo, bem como, a tradução de Bishop, busquei na feira do tempo, conscientemente, a figura ímpar da educadora paraense Simone Bahia, como sendo o reflexo da simbologia do “ser-gauche-na-vida”, segunda a interpretação de Arrojo, na qual significaria “não ser como os demais, ou pensar como os demais”, mas por ter uma atitude ímpar, singular, entre muitos, e por dizer aberto em sua ética profissional, tatuado em seu espírito uma postura crítica, um dos mais belos versos da musicalidade brasileira – “Não sou escravo de ninguém, Ninguém senhor dos meus domínios”, como pregava Renato Russo, “porque repetir o mundo, ou rimar com ele, não é uma solução”, utilizando aqui, as palavras de Arrojo.




No caso da professora Simone Bahia, um verdadeiro“metal contra as nuvens”, seguindo a linha poética do líder da Legião Urbana, o sistema resolveu lhe castigar por ser-gauche-na-vida, e por não ser um Raimundo a rimar, exonerando-a do cargo de coordenadora pedagógica à professora das séries iniciais. Uma prova viva de que ainda precisamos democratizar a democracia, como bem afirmou a ex-senadora Marina Silva, principalmente em se tratando da rede pública de ensino, cujo princípio básico deveria no abrir das tuas portas, incentivar o hábito da fala crítica dos sujeitos que produzem o processo de ensino-aprendizagem, a fim de que os estudantes possam tê-los como modelos a serem observados como elementos atuantes em prol do desenvolvimento social e cultural.

Afinal, em termos de educação, é melhor ser-gauche-na-vida, correr perigos e correr mundos, do que ficar a viver feito muitos Raimundos, num trabalho que só os papagaios nasceram para tal fim: a repetição do repetível, assentada em versos como estes do Maluco Beleza, “É você olhar no espelho, Se sentir um grandessíssimo idiota, Saber que é humano, ridículo, limitado, Que só usa dez por cento de sua, Cabeça animal”.


Robson Luiz Veiga
Mestrando em Literatura e Crítica Literária

cafe literario: Vai, menina, ser-gauche-na-vida!

cafe literario: Vai, menina, ser-gauche-na-vida!: Vai, menina, ser-gauche-na-vida ! Numa tarde dessas, em que a chuva pede pra cair, mas o sol soberanamente lhe ordena a ficar...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS - Que bom você veio! Agora estou feliz.

                 
            Promover oficinas de arte e realizar atividades em grupo nos primeiros dias de aula são ótimas formas de integrar as crianças e fazê-las se sentir à vontade no ambiente escolar.

                Educadores, pais e crianças devem trabalhar juntos para que o ingresso ou retorno à escola seja feliz e produtivo. É importante fazer o aluno se sentir acolhido, seguro e livre para criar. A maneira como a turma se desenvolverá no início do ano letivo determina o andamento dos trabalhos durante o restante do período. Por isso, se faz necessário  caprichar na recepção das crianças com ideias atrativas.


 Primeiro dia: dinâmica de apresentação, balões, muita música e brincadeiras...


 Período I - A
 Explorando e adaptando o ambiente cada um a sua maneira 
 Entrega dos crachás


 Período I - D
 Nos conhecendo um pouquinho
Lembrancinha do primeiro dia de aula

 A dança  "Desengonçada" não poderia faltar.
"Aqui com o jogo da memória ou dominó a criança aprende aceitar regras, esperar sua vez, aceitar resultado, lidar com as frustrações e elevar o nível da motivação".
Lembrancinha do primeiro dia de aula
                  

QUANTO MAIS CEDO MELHOR: INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


SALA DE AULA DO PERÍODO I

EDUCADORA INFANTIL: SIMONE BAHIA



EDUCAR
         

                                           

            Segundo o dicionário Aurélio, educar é" 1º Promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém) ou de si mesmo. 2º instruir-se". "Tais definições, aparentemente simples, transmitem a grandiosidade do papel do educador. Pois, a responsabilidade de "promover o desenvolvimento" ou "instruir" alguém é enorme, além de ser fundamental para a evolução da humanidade. Quando fala-se de crianças, é importante incluir mais um significado à palavra: formar caráter.Enfim, na escola, os alunos tem o primeiro convívio em sociedade, aprendem a compartilhar, a ceder e a criar. Por isso, a função do professor de EDUCAÇÃO INFANTIL é ainda mais especial".

                      Dessa forma este blog no ano de 2013 será dedicado a EDUCAÇÃO INFANTIL e apresentará algumas ideias desenvolvidas em sala de aula ou não com as turmas "A" e "D" do período I em uma determinada escola no município de Rondon do Pará.E eu Simone Bahia COMO PEDAGOGA  E EDUCADORA INFANTIL QUE SOU CUMPRIREI O MEU PAPEL NA IMPORTANTE MISSÃO DE EDUCAR RUMO AO MUNDO IDEAL . AFINAL, POR QUE NÃO SONHAR? Assim, procurarei fazer a diferença sempre!"



"LER É UM HÁBITO QUE PODE SE FORMAR DESDE CEDO"

"...ANTES DE ENSINAR A LER, É PRECISO ENSINAR A GOSTAR DE LER"


"A leitura é um dos principais caminhos para desenvolver a escrita.O contato com os livros possibilita a ampliação do repertório de palavras e de conhecimentos sobre diversos assuntos.Uma das principais características do conteúdo pedagógico desenvolvido na EDUCAÇÃO INFANTIL é o incentivo à leitura desde o início da vida escolar."