Visitantes

quinta-feira, 28 de março de 2013

A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.



Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil  passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio.


Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.

Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.

Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."



 Cores e formas geométricas por meio dos blocos lógicos
Construindo torres
 Cores e formas geométricas por meio dos blocos lógicos
  Cores e formas geométricas por meio dos blocos lógicos
 As formas geométricas presentes nos objetos e no jogo do dominó
 Roda de conversas sobre o assunto a ser trabalhado no dia
 Tema da semana: O mundo encantado do circo






 Hora do lanche
 Os profissionais do circo















  Letra inicial do nome da criança



  Formas geométricas através do lúdico
  Formas geométricas através do lúdico
  Formas geométricas através do lúdico
 Formas geométricas através do lúdico
 Aniversariantes do trimestre
 História de hoje: Lino

 Após a história é hora de conferir de perto os personagens do livro





  Identificação do nome
 Sistematização da letrinha "A" por meio da atividade escrita


 Sistematização da letrinha "A" por meio da atividade escrita
 Aprendendo a amarrar o sapato brincando




Escovação dos dentes
   É possível aprender brincando

Escovando os dentes


          A primeira janelinha